Agende
Digite seu usuário e senha para ter acesso a esta área restrita
Ok Fechar

A escola do seu filho trabalha a inteligência emocional?

06 / setembro / 2018
« Voltar




Estudo comprova que o rendimento dentro da sala de aula pode ser melhorado com atividades que trabalham a inteligência emocional aplicadas desde os primeiros anos da educação básica.

A Universidade de Loyola e a Universidade de Illinois em Chicago, realizaram um estudo, que aponta que alunos submetidos às práticas que exercitam a inteligência emocional e social apresentaram melhora de 11% em relação ao resultado obtido nas provas, comparados aos estudantes que não participaram da experiência. O estudo divulgado pelo jornal Child Developement, também aponta o avanço em relação a características pessoais positivas como boas habilidades para o convívio social, melhor comportamento, maior cooperação e disposição para ajudar os colegas.

Nas Escolas Tigrinhos e Golden Tigers, o departamento de orientação educacional trabalha sob dois pilares: o reconhecimento e a expressão das emoções, e o projeto de valores. Desta forma, os alunos são instrumentalizados para que vivenciem suas relações na escola e fora dela com mais plenitude e consciência. Em especial, o projeto de valores promove atividades ao longo do mês sobre um valor escolhido por nossa equipe.

Durante o mês de setembro está sendo trabalhado o valor da “boa vontade” e quais benefícios ela pode trazer ao indivíduo, ao grupo e à humanidade. Além de como os alunos se sentem quando a exercem e quando alguém age com boa vontade para com eles. Pois, acredita-se que através do autoconhecimento e da autoaceitação, a criança pode com mais facilidade se colocar no lugar do outro e contribuir com seu desenvolvimento.

Os alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental serão apresentados e participarão um jogo desenvolvido por nossa equipe sobre o valor da “boa vontade”. Enquanto os alunos do 1º ao 3º ano participarão de atividades onde irão aprender sobre The Goodwill Games, os Jogos da Boa Vontade, um acontecimento histórico muito importante ocorrido em 1986, em Moscou.

O projeto conta também com a participação dos pais, que recebem instruções sobre atividades que podem realizar em casa para incentivar o valor trabalhado na escola. Também fazem parte do projeto atividades artísticas com músicas que falam sobre o valor daquele mês. Paulo Tonhasolo, assistente pedagógico, e um dos líderes do projeto comenta:

Através da interdisciplinaridade, do bilinguismo, da multiculturalidade, da inteligência emocional e do projeto de valores estamos auxiliando na construção de mentes atentas, perspicazes e inteligentes, e de corações amorosos e empáticos, cooperando com a construção de uma sociedade mais consciente e mais competente, independente da área profissional que escolham atuar.

Conheça outras ações relacionadas a inteligência emocional das Escolas Tigrinhos e Golden Tigers, como nossa metodologia para gestão de conflitos escolares. Confira também o depoimento de um pai de aluno com sua percepção sobre o trabalho das escolas nesse âmbito.




Você também vai gostar de ler




Fale com a gente

Nossa equipe está pronta para atender você!