Agende
Digite seu usuário e senha para ter acesso a esta área restrita
Ok Fechar

Equipe nutricional promove projeto de educação alimentar além das fronteiras escolares

10 / janeiro / 2019
« Voltar




A ABC Educational Kitchen, empresa responsável pelo fornecimento das refeições servidas em nossas escolas, criou um projeto para conhecer mais sobre os jantares dos alunos em suas casas.

O projeto “Como é o jantar em minha casa?” nasceu da necessidade de conhecer mais as crianças e seus hábitos alimentares dentro de casa. Por mais que as crianças tenham ofertas alimentares saudáveis fora de casa, o convívio com os pais e o que eles comem vão influenciar diretamente no hábito alimentar dos seus filhos, inclusive no paladar. Por isso, é fundamental que os pais se preocupem em ser bons exemplos nas refeições realizadas diariamente.

Essa preocupação se dá pelo fato de, no geral, as crianças estarem consumindo cada vez mais alimentos altamente calóricos e pobres em vitaminas e minerais e estão mais sedentárias, devido ao aumento de tempo na TV, computadores e videogames, e consequentemente, reduzem as atividades físicas.

As crianças fazem somente uma refeição principal nas escolas Tigrinhos e Golden Tigers, o almoço. A ABC Educational Kitchen busca sempre ofertar um carboidrato, proteína vegetal e animal, legumes e verduras, ou seja, uma alimentação completa. Tal refeição é de extrema importância para garantir as energias necessárias para a continuação do seu dia, suas atividades dentro e fora da escola seja ela física ou intelectual.

Para o projeto “Como é o jantar em minha casa?” foi solicitada a anotação de uma janta comum em suas casas com uma foto ou desenho para que a ABC Educational Kitchen  tivesse uma ideia da alimentação da criança e da família. Alguns pais mandaram relatos de mais dias e de outras refeições também, como café da manhã e lanches intermediários, o que foi ainda melhor para aquilo que o projeto propunha.

Por meio dos relatos foi possível visualizar: onde, como e o que a criança come em casa, quais os talheres utilizados, se come na mesa ou cadeirão, com familiares ou sozinho, se faz uso de tecnologias durante sua alimentação (tablet, celulares, TV), se o jantar é uma alimentação completa ou um lanche, se os pais ajudam a criança a se servir, se é um momento agradável para a criança e para os pais e diversas outras percepções.

Os relatos auxiliaram também a entender se as atividades realizadas no ambiente escolar têm ajudado à criança e aos pais em sua rotina alimentar em casa, além de como podemos melhorar. E através do que foi observado, a ABC Kitchen irá direcionar melhor as atividades realizadas em sala de aula e nos refeitórios das escolas.

Dicas para a alimentação dos filhos em casa

Pensando que estamos em período de férias, a ABC Educational Kitchen preparou dicas para te ajudar a deixas as refeições da sua casa mais agradáveis e saudáveis para as crianças. Confira:

  • Reconhecer os sinais emitidos pela criança e responder prontamente, dando apoio;
  • A presença de alimentos saudáveis em casa aumenta a chance de a criança consumi-los. O mesmo vale para alimentos calóricos e com poucos nutrientes;
  • Sorrir, usar palavras de encorajamento, evitar reforços negativos e conversar com a criança sobre comida;
  • Tornar a comida parte natural da vida da criança e não somente um momento de estresse para comer ou não;
  • Se a criança for escolher sempre, ela vai comer somente o que gosta. Oferecer opções saudáveis, assim os pequenos não perdem a autonomia da escolha, comendo melhor;
  • Para alimentar a criança precisa ter disposição, paciência e não ter pressa;
  • Esperar a criança terminar de mastigar, engolir e mostrar sinais de saciedade antes de oferecer mais comida, não é necessário repetir o prato se não quiser;
  • Providenciar alimentos que podem ser manipulados sem o auxílio de um adulto;
  • Algumas vezes a bagunça à mesa é inevitável;
  • Oferecer alimentos em ambiente e postura apropriados, sem distrações e coerção;
  • Estar completamente envolvido no ato de alimentar a criança;
  • A refeição deve acontecer na companhia de outros membros da família, de preferência comendo juntos.

 

A alimentação é um ponto importante para o bom desenvolvimento das crianças e jovens, não só físico, mas também cognitivo e comportamental.

 




Você também vai gostar de ler




Fale com a gente

Nossa equipe está pronta para atender você!