Agende
Digite seu usuário e senha para ter acesso a esta área restrita
Ok Fechar

Educação multicultural: uma forma completa de ensino bilíngue

04 / setembro / 2018
« Voltar




O Ensino da segunda língua é essencial para compor uma educação completa, no entanto, oferecer aos alunos do Infantil ou Fundamental uma metodologia tradicional de ensino do inglês é como navegar em águas rasas de um mundo globalizado.

Muitos pais se perguntam “será que meu filho precisa de uma educação bilíngue? ”, ou “quando meu filho deve começar a aprender inglês? ”. Bom, se for levado em consideração o atual cenário mundial e os benefícios de uma educação bilíngue, as respostas seriam “sim!” “o quanto antes!”. Entretanto a metodologia tradicional de ensino da língua inglesa da maioria das escolas oferece apenas uma possível proficiência no idioma, e não sua vivência em um mundo globalizado. Para vencer essa fronteira, uma educação multicultural é o que seu filho precisa.

Experiências multiculturais

Entendendo que cultura é um conjunto de práticas, hábitos, leis e expressões artísticas de uma comunidade, e que cada vez mais o contato com pessoas de todos os lugares do globo está facilitado, nossas crianças estão diariamente envolvidas com culturas diferentes das nossas. Uma forma de melhor aproveitar esse contato, com maior absorção de informações e estimulo a curiosidade, é promovendo experiências culturais.

Ao oferecer um ambiente repleto de elementos culturais de um outro país, as crianças são incentivadas a realizarem perguntas e associações cognitivas que facilitam o aprendizado. Na Escola Tigrinhos, esse espaço é a Festa dos Países, que vai ainda mais além, pois conta com apresentações sobre a cultura de outros países a partir da ótica dos próprios alunos.

Mensalmente, os alunos são apresentados a um país-tema, e passam a explorar seus mais diversos aspectos culturais. Todos os estudos culminam em um dia festivo, realizado ao final do mês, no qual os alunos apresentam para as outras turmas da escola o que descobriram e aprenderam sobre o país-tema. Essas apresentações são feitas em inglês, dando a dimensão globalizada ao ensino na língua inglesa citada no início do texto.

O país escolhido para o mês de setembro será Belize. O pequeno país, com apenas 330 mil habitantes, banhado pelo mar do Caribe, possui cultura influenciada por sua origem de colonização britânica e de sua proximidade com o México. Será uma experiência multicultural empolgante para todos os alunos.

Contato com crianças de outros países

Todas as pessoas que tiveram a possibilidade de conhecer ou dividir seu cotidiano com uma pessoa de outro país sabe o quanto isso pode ser um aprendizado constante. A troca de experiências e as curiosidades culturais são sempre divertidas e promovem a vontade de descobrir e questionar.

Sendo Campinas um polo de negócios e opção de sede para diversas empresas multinacionais, muitas famílias estrangeiras vivem na cidade. Dessa forma, as escolas precisam estar preparadas para receber essas crianças. Entretanto, além de um programa que facilita a adaptação e a inclusão desses alunos, a Escola Tigrinhos e Golden Tigers usa essa oportunidade para que os estudantes brasileiros aproveitem a experiência de ter um colega estrangeiro em seu projeto de ensino multicultural.

Contando com a participação dos pais, os alunos estrangeiros são incentivados a trazer roupas, comidas típicas, e objetos representativos da cultura de seus países de origem. Com isso, todos aprendem a partir da troca de experiências, um dos principais pilares da teoria sociointeracionista que é aplicada no Ensino Infantil e Fundamental.

Abordagem criativa e estimulante

Manter os alunos interessados e engajados é um dos desafios da educação contemporânea. Porém, ao colocá-los no centro do processo de aprendizagem e incentivá-los a explorar e encontrar a melhor forma de compor e de expressar o conhecimento adquirido, os alunos se envolvem muito mais. Essa abordagem oferece ao aluno oportunidades que influenciam sua forma de aprender.

Por exemplo, os projetos Hall of Fame desenvolvido pelos alunos da Golden Tigers, trazem para o Ensino Fundamental a Educação Bilíngue associada ao multiculturalismo. Nesses projetos mensais, os alunos são provocados a estudar sobre duas pessoas mundialmente conhecidas a partir de uma temática pré-determinada. Eles produzem pesquisas, exposições e apresentações artísticas sobre essas pessoas, seus países e culturas. Os materiais produzidos são compartilhados com todas as turmas do Ensino Fundamental.

om isso, o ensino dos períodos históricos previstos no âmbito das Ciências Humanas pela Base Nacional Comum Curricular é enriquecido. Pois, o aprendizado sobre a história de uma personalidade de sucesso, pode oferecer uma real experiência e ensinar habilidades sociais fundamentais como ouvir e aprender com outras pessoas, se identificar com escolhas e ações dos outros, aprende a lidar com as derrotas e a perseverar para atingir objetivos.

Portanto, lembre-se que ao escolher a escola de seu filho, ela precisa ter como missão ajudar a prepara-lo para o contato com o mundo globalizado. E o Ensino Bilíngue, é um dos aspectos para a educação dessa criança. Tenha sempre em mente que o idioma de um país também é uma forma de expressão cultural, e carrega consigo muitas características da sua origem e influência da contemporaneidade.

Fique ligado em nosso blog e acompanhe o desenvolvimento da Festa dos Países e Hall of Fame desse mês. Enquanto isso, confira em nossas redes tudo o que rolou na festa dos países de agosto, no qual o país-tema foi o Brasil! Clique aqui e confira.




Você também vai gostar de ler




Fale com a gente

Nossa equipe está pronta para atender você!